Banner

Escala de níveis de fluência na aquisição lingüística

E-mail Imprimir PDF
 
Seguiremos, para nos guiar, os níveis divididos de 1 a 5 com algumas variações e adaptações dos níveis utilizados em outros métodos, como de Allison e Thompson. Preferi defini-los de forma mais pontual a fim de facilitar a auto-avaliação e orientação do estudante, também delimitando cada nível já com o teor de aquisição lingüística sugerido. Assim, a avaliação que preparamos seguirá o pressuposto da definição dada a estes 5 níveis de fluência e aquisição lingüística.
 

Nível 1
 

Possui no mínimo 300 palavras básicas em seu vocabulário inicial.
 
Articula bem, foneticamente, este vocabulário inicial, de forma que é compreendido pelo nativo.
 
Identifica este vocabulário inicial quando utilizado em meio a uma conversação a qual ele ouve (diálogo simples).
 
Identifica, assim, o 'assunto' das conversas ao seu redor na maioria das vezes.
 
Interage, mesmo que de forma pontual, com frases curtas, em algumas conversas ao seu redor, dentro do vocabulário proposto.
 
Consegue utilizar o vocabulário inicial na composição de frases curtas, de saudação, de perguntas e respostas objetivas.
 
Consegue associar algumas frases curtas, formando frases maiores.
 
Consegue ser compreendido e subsistir (de forma simples) em uma comunidade apenas com a língua estudada.
 
Consegue manifestar seus desejos básicos como fome, sede, sono, descanso e outros.
 
Conhece os numerais básicos.
 
Conhece as cores básicas.
 
Consegue articular bem sobre forma e localização de objetos e pessoas.
 
Consegue falar sobre o clima e a família.
 
Consegue distinguir e identificar os principais membros da família.
 

Nível 2
 

Possui no mínimo 600 palavras básicas em seu vocabulário.
 
Articula bem, foneticamente, este vocabulário de forma que é compreendido pelo nativo.
Identifica este vocabulário quando utilizado em meio a uma conversação (entre duas a quatro pessoas).
 
Identifica o 'assunto' e detalhes (desenvolvimento) das conversas ao seu redor.
 
Interage com frases completas nas conversas ao seu redor.
 
Desenvolve frases não memorizadas, associando palavras e frases curtas, de forma inovadora (não planejada) em uma conversa.
 
Não necessita de sua língua materna para descobrir novos termos e significados na língua estudada, a não ser em casos complexos.
 
Consegue manifestar seus desejos mais complexos como aprendizado, amizade, relacionamento, privacidade e outros.
 
Consegue conversar (conversação com outra pessoa) sobre assuntos específicos, pré-escolhidos, de forma tranqüila e com boa compreensão mútua.
Consegue articular bem sobre elementos concretos dentro e fora da comunidade.
 
Consegue distinguir todos os membros da família, suas funções e relações.
 

Nível 3
 

Possui no mínimo 1.000 entradas básicas em seu vocabulário.
 
Desenvolve uma conversação fluente em qualquer área da vida diária, com uma pessoa ou entre um grupo.
 
Interage sempre com frases completas e explicadas. Faz perguntas e provê respostas em plena interação com o grupo que conversa.
 
Explica, gramaticalmente, o fundamento da língua como tempos verbais, preposições e uso dos adjetivos.
 
Produz frases sem cansaço ou dificuldades, montando pensamentos de forma livre, não pre-memorizada.
 
Interage plenamente na língua estudada não necessitando de sua língua materna para pesquisa ou compreensão. Significados culturais ou lingüísticos são explicados na própria língua alvo.
 
Consegue manifestar seus desejos mais complexos. Consegue também explicá-los e aplicar esta explicação em um contexto próprio, para quem lhe ouve.
 
Consegue discursar em certo assunto durante 30 minutos, sem dificuldades.
 
Participa integralmente de uma reunião para discussão de idéias.
 
Consegue conversar (conversação com uma pessoa ou um grupo) sobre assuntos não específicos, não pré-escolhidos, de forma tranqüila e com boa compreensão mútua.
 
Consegue articular bem sobre elementos concretos bem como sobre elementos subjetivos dentro e fora da comunidade.
 
Consegue desenvolver um discurso familiar aceitável para um membro da família.
 
 

Nível 4
 

Pensa na língua alvo.
 
Possui mais de 2.000 entradas básicas em seu vocabulário.
 
Desenvolve uma conversação fluente em qualquer área da vida diária bem como em assuntos específicos da história do povo.
 
Consegue explicar mitos e lendas do povo, de tempos recuados, levantando perguntas e expondo pensamentos.
 
Faz piadas na língua de forma natural.
 
Explica seus pensamentos e idéias sem dificuldades. Pondera sobre eles com o grupo.
 
Consegue manifestar, explicar e conversar sobre assuntos complexos como medo, esperança, compreensão, tolerância, violência.
 
Consegue discursar em certo assunto durante um tempo prolongado, sem dificuldades.
 
Participa integralmente de uma reunião para discussão de idéias. Questiona e explica idéias.
 
Articula facilmente sobre elementos concretos e subjetivos da sociedade, sua religiosidade, seus tabus e seus valores.
 
Desenvolve um discurso familiar pleno, como um membro da família.
 

Nível 5
 

Pensa e fala tanto em sua língua materna como na língua alvo, de forma fácil e natural, sem reservas.
 
Possui um vocabulário compreensivo, não descobrindo mais do que 10 novas palavras ao ano em meio a conversações.
 
Desenvolve uma conversação fluente em qualquer área da vida, em assuntos da história do povo e em assuntos relacionados aos valores culturais do povo.
 
Consegue explicar os mitos, lendas, valores e nuances culturais do povo.
 
Interage e se comunica bem em qualquer nível de discurso.
 
Faz piadas na língua de forma natural e também as ouve e compreende de forma natural.
 
Explica seus pensamentos e idéias sem dificuldades. Compreende pensamentos e idéias do outro, ou do grupo, sem dificuldades.
 
Consegue discursar por tempo ilimitado, sem cansaço, sem perda de fluência ao final do dia.
 
Articula plenamente sobre elementos concretos e subjetivos da sociedade, religiosidade, valor pessoal, tabus e outros.
 
Desenvolver um discurso familiar pleno. É um membro da família e ensina a outros os valores da sua família.
 
Última atualização em Seg, 06 de Abril de 2009 02:11

PageViews (Visitação)

14 de dezembro de 2014

Páginas acessadas: 2.835.416
Hits: 11.754.236

Desde 12 de novembro de 2005

Visitantes

You are here Artigos Artigos Selecionados Escala de níveis de fluência na aquisição lingüística