Banner

Resenha - Indígenas do Brasil

E-mail Imprimir PDF
Ronaldo Lidório (org.), Indígenas do Brasil: Avaliando a Missão da Igreja
(Viçosa: Ultimato, 2005), 272 pp., com anexos e tabelas.

Quem pensa que este livro é mais um falando da tarefa da Igreja em evangelizar os índios terá uma surpresa. A obra se propõe a contribuir para uma mudança da mentalidade brasileira que ainda vê o índio como representante de uma cultura superior e pura e que é largamente indiferente com os problemas indígenas. Segundo Lidório, o livro "vem revelar a vocação evangélica para se importar... também expor algumas das barreiras que enfrentamos no cumprimento de nosso papel". Lidório destaca a contribuição evangélica nas questões indígena em três áreas: a preservação lingüística, educação e saúde. Mas acima de tudo, o livro é uma "convocação para percebermos que há vários universos sociais paralelos neste país" (p.10-11).

Antes de despertar a Igreja para a tarefa de evangelizar os índios, é preciso conscientizar a Igreja de que eles existem, o que eles são, quais suas reais necessidades, e quais as principais dificuldades envolvidas em ajudá-los. Esta obra é um esforço gigantesco de reunir num único volume reflexões de missionários e obreiros reconhecidos, brasileiros e estrangeiros, sobre as culturas indígenas brasileiras. O organizador, Dr. Ronaldo Lidório, é provavelmente o missionário mais conhecido hoje no Brasil, graças ao seu trabalho pioneiro entre os Komkombas, em Ghana, África. Lidório dedica-se hoje à evangelização dos indígenas de sua terra natal.

Este livro faz parte de seu esforço de conscientizar a igreja evangélica brasileira da importância e da urgência desta complicada tarefa. São dezoito artigos escritos por autores de diferentes denominações e convicções, mas que se unem para explicar o indígena no Brasil. São múltiplos os assuntos abordados: aspectos jurídicos da liberdade religiosa dos índios, tradução da Bíblia para línguas indígenas, reflexões sobre a tarefa missionária de evangelizar os índios, as questões sociais e de cidadania, estudos de caso, como por exemplo, suicídios entre determinadas tribos e o messianismo entre outras, a política indigenista brasileira, entre outros, e até um estudo histórico sobre os indígenas no Brasil holandês, da autoria do renomado Frans Leonard Schalkwijk.

O livro será de grande utilidade, não somente para as missões e grupos dedicados à evangelização dos índios, mas aos seminários e institutos bíblicos que preparam pastores, evangelistas e missionários.
Última atualização em Qua, 01 de Abril de 2009 17:17

PageViews (Visitação)

14 de dezembro de 2014

Páginas acessadas: 2.835.416
Hits: 11.754.236

Desde 12 de novembro de 2005

Visitantes

You are here Artigos Artigos Selecionados Resenha - Indígenas do Brasil