Quando iniciar o aprendizado da língua ?

E-mail Imprimir PDF

PERGUNTA: Quando iniciar o aprendizado da língua? Antes de chegar ao campo missionário ou ao chegar nele?

RESPOSTA: Davi Eberhard - SIL

Caro Alessandro,

É sempre melhor adquirir uma língua no contexto cultural onde ela é falada. Isso deve ser enfatizado. Pois língua e cultura não podem ser separadas - é uma coisa só.

Mas dependendo da língua, é possível às vezes achar imigrantes que são falantes dessa língua alvo e que moram perto de você (por exemplo, um bairro de Chineses em São Paulo). Se eles ainda vivem em proximidade um ao outro, mantendo a sua própria cultura e língua, ali também você poderia começar o aprendizado dessa língua, sabendo que em algum momento o objetivo maior seria mudar para a cultura de origem dessa língua para adquirir todos os componentes e traços dessa cultura.

Começar o aprendizado de uma língua no meio acadêmico geralmente não é uma boa alternativa, pois a maioria das vezes cursos desse tipo enfatiza a leitura e a escrita, e as habilidades de fala e entendimento ficam muito para desejar. Também é um caso da língua sendo estudada fora da própria cultura, que não é aconselhado. Se um curso acadêmico sobre a língua alvo é a única opção que você tenha, então faça, mas sempre reconhecendo que a realidade na cultura alvo será diferente.

Mas antes de entrar numa cultura qualquer, e antes mesmo de começar o aprendizado de uma língua, seria interessante você começar pensar no método que você quer usar no aprendizado, e se aplicar a aprender bem esse método. Existem muitos métodos de aprendizagem, mas o método que eu sugeria no início seria o método do Greg Thomson. Daqui a pouco vamos ter uma apostilha desse método disponível aqui no site da Antropos. Essa apostilha foi traduzida para o português por membros da missão ALEM, que também oferecem um curso em Brasília chamado Curso de Lingüística e Missiologia (CLM) onde é ensinado o método Greg Thomson. Então - se você ainda se encontra no Brasil, e se você não tem outro método escolhido - a minha sugestão seria fazer esse curso no CLM, e aprender o método Greg Thomson em uma aula prática. Você então terá uma ferramenta boa para poder aplicar no aprendizado de qualquer língua do mundo.

Outro curso (também dado na CLM) que seria de muito aproveito antes de entrar na aquisição de uma língua específica seria a Fonética Articulatória, Ela te prepara a reconhecer e reproduzir todos os sons existentes nas línguas humanas. Isso pode ajudar muito se a língua que você quer aprender tenha sons bem diferentes das línguas que você já conhece.

Deus o abençoe meu amigo! Adquirir outra língua sempre vale a pena!

Davi.

Última atualização em Seg, 25 de Abril de 2011 17:17

PageViews (Visitação)

14 de dezembro de 2014

Páginas acessadas: 2.835.416
Hits: 11.754.236

Desde 12 de novembro de 2005

Visitantes

You are here Consultorias Consultoria Online Linguística & Aquisição de Línguas Quando iniciar o aprendizado da língua ?