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Avaliação lingüística – Método interativo

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Formulei a presente avaliação com o propósito de que um mesmo material pudesse ser aplicado a um estudante de determinada língua em qualquer nível que se encontre. É um método interativo, que dá espaço para que o estudante a ser avaliado interaja com a língua escolhendo alguns ambientes onde transitará. O vocabulário, por exemplo, é quase plenamente escolhido pelo próprio estudante e não descrito objetivamente na avaliação. Assim creio que conseguiremos um resultado mais claro quanto ao nível em que o estudante se encontra bem como será possível uma análise de seus pontos fortes e fracos na aquisição lingüística. No capítulo seguinte explicaremos a forma de análise da avaliação aplicada.

A avaliação é dividida em 4 partes: Auto-avaliação, Avaliação de vocabulário, Avaliação de pronúncia e elaboração, Avaliação de compreensão e interação.

O texto abaixo (Avaliação lingüística) já se encontra com os devidos espaços para ser completado, caso desejem usar o livro para aplicá-lo diretamente. Se desejar baixá-lo, a presente avaliação pode ser encontrada no site www.antropos.com.br

Avaliação lingüística – Método Interativo

Por Ronaldo Lidório

A presente avaliação lingüística tem como objetivo levá-lo a acessar o seu nível de fluência na língua alvo bem como observar áreas que porventura necessitem de reforço na aquisição lingüística que realiza.

Denomino esta avaliação de Método Interativo que tem como base o processo mental de escolha e flexibilidade no aprendizado de um idioma. Ou seja, não pretendemos aqui concluir uma nota em escala crescente mas sim identificar áreas mais fortes e mais fracas que possam ajudá-lo a continuar caminhando em seu estudo lingüístico.

A avaliação é dividida em 4 partes: Auto-avaliação, Avaliação de vocabulário, Avaliação de pronúncia e elaboração, Avaliação de compreensão e interação.

Sua apresentação

Nome completo:_______________________________________________

Idade:_________ Nacionalidade:_____________ Sexo: M ( ) F ( ) ______

Estado civil: casado ( ) solteiro ( ) Escolaridade:_____________________

Curso de lingüística:____________________ Duração:________________

Tem contato com esta língua alvo desde:____________________________

Tempo real acumulado (em anos e meses) de estudo da língua (desde o início)

_____________________________________________________________

Quanto tempo estuda a língua semanalmente ?_______________________

Possui informante lingüístico ? _________ Nome ?_____________________

Língua alvo_____________________ Etnia__________________________

1ª Parte - Auto-avaliação

1. Observando a descrição dos 5 níveis no capítulo 2 , em qual você crê que melhor se encaixaria ?

2. Você crê conhecer, utilizar e distinguir quantos termos básicos em seu vocabulário inicial ? 0 a 300, a 600, a 1.000, a 2.000 ou mais de 2.000 ?

3. Sua articulação fonética é bem compreendida pelo ouvinte nativo ? Com limitações ou sem limitações ?

4. Pontue suas dificuldades fonéticas, se há.

5. Você consegue identificar o seu vocabulário inicial quando algum termo é utilizado em conversações entre terceiros ? De 0 a 10, com que grau de dificuldade ?

6. Consegue distinguir, ao ouvir o falante nativo, os nomes, provérbios e verbos ?

Em caso positivo, com que grau de dificuldade ? Baixa, média, alta ?

7. Pontue suas principais dificuldades gramaticais.

8. Consegue interagir com frases curtas com os falantes nativos, ser compreendido e compreender as respostas também ?

9. Consegue associar frases curtas e pensamentos simples formando frases mais elaboradas ?

10. Consegue:

a) se apresentar a alguém ?

b) saudar as pessoas em diferentes ocasiões ao longo do dia ?

c) contar uma história simples ?

d) relatar um fato simples que observou do cotidiano ?

e) contar uma história complexa, que envolva emoções e pensamentos elaborados ?

f) compreender argumentos e também argumentar mostrando diferente ponto de vista sobre um tema ?

11. Consegue manifestar seus desejos básicos como fome, sede, sono, descanso e outros ?

12. Conhece os numerais básicos bem como as cores básicas e sua utilização no dia a dia ?

13. Consegue articular bem sobre forma e localização de objetos e pessoas ?

14. Consegue falar sobre o clima e a família ?

15. Consegue distinguir e identificar os principais membros da família ?

2ª Parte – Avaliação de vocabulário


Nesta parte o estudante trabalhará só, sem consulta. Terá até 2 horas para completar esta parte que avalia seu vocabulário. É uma parte inteiramente escrita.

1. Traduza os nomes abaixo para a língua estudada. Os primeiros são os principais.

Casa

Palha

Madeira

Cipó

Nome de (3, 6, 9, 12 ou 20) elementos usados no interior de uma casa ou em sua estrutura física. Escreva sempre na língua estudada e com a tradução para o Português entre parênteses em frente a cada termo.


Aldeia

Gente

Terra

Nome de (3, 6, 9, 12 ou 20) elementos presentes na circunferência de uma aldeia.


Rio

Água

Peixe

Nome de (3, 6, 9, 12 ou 20) diferentes tipos de peixe.

Mata

Árvore

Animal

Inseto

Fruto

Nome de (3, 6, 9, 12 ou 20) diferentes tipos de árvore.

Corpo

Cabeça

Dedos da mão

Braço

Olhos

Nome de (3, 6, 9, 12 ou 20) partes do corpo humano.

Números

0 a 10

Outros (10, 20, 30, 40 ou 50) números além da primeira dezena.

Nome de (3, 6, 9, 12 ou 20) diferentes animais.

Nome de (3, 6, 9, 12 ou 20) diferentes frutas.

2. Escreva outros (20, 40, 60, 80, 100, 150 ou 200) substantivos, também com tradução para o Português entre parênteses.


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3. Traduza os verbos abaixo para a língua estudada.

Andar

Correr

Pensar

Sentar

Descansar

Nadar

Brincar

Conversar

Olhar

Brigar

Dormir

Caçar

Pescar

4. Escolha 5 destes verbos acima e forme uma frase com cada um deles. Estas frases podem ser simples, elaboradas ou complexas.

a) Simples, de afirmação (afirmações de um fato ou ato)

b) Elaboradas, conjuntas (frases complementares)

c) Complexas, de argumentação (desenvolvimento de uma idéia)

Em cada frase utilize um diferente tempo verbal

1.

2.

3.

4.

5.

5. Escreva, na língua estudada e com tradução, entre parênteses, para o Português, (20, 40, 60, 80, 100, 150 ou 200) verbos.


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6. Escreva uma história com (3, 6, 9, 12 ou 20) frases. Esta história tem como tema a aldeia. Utilize mulheres e crianças como personagens, além de um velho. Envolva na sua história a pesca e a roça.

7. Escreva uma descrição com (3, 6, 9, 12 ou 20 frases) de duas atividades básicas de subsistência na vida diária do povo. Uma masculina e uma feminina.

Masculina.

Feminina.

8. Descreva, em um discurso (com 3, 6, 9, 12 ou 20 frases) sua idéia sobre igualdade humana falando sobre situações de repressão como a exploração do homem sobre o homem. Traduza para o Português.

9. Descreva, em um discurso (com 3, 6, 9, 12 ou 20 frases) o conceito de liberdade aplicado ao contexto do povo usando argumentos como diversidade, igualdade e moral. Traduza para o Português

10. Defenda um valor ético universal (com 3, 6, 9, 12 ou 20 frases) bem perceptível no povo cuja língua você estuda. Preferencialmente perdão, pecado ou amor.

3ª Parte – Avaliação de pronúncia e elaboração

Nesta etapa será necessário a presença e ajuda de um informante lingüístico que, sentado junto ao estudante e consultor lingüístico (que aplica a avaliação) irá interagir em cada questão.

Nestes primeiros exercícios o estudante irá falar ao informante lingüístico os termos sugeridos, apenas uma vez cada. O informante (que não tem acesso aos termos) irá traduzir para o consultor o que entende. O consultor lingüístico estará com a avaliação em mãos marcando, para cada termo acertado, uma unidade. Para cada termo não compreendido ou equivocado menos uma unidade. Marque 1 ou -1 em frente a cada termo.

1. Fale ao informante lingüístico os termos principais (os primeiros de cada grupo) e o máximo que puder dos secundários. Fale apenas uma vez cada termo.

Água

Água fria

Água corrente

Água suja

Água limpa

Água da chuva

Outras variações (quantas souber)

Rio

Rio largo

Rio estreito

Rio ‘grande’

Rio ‘pequeno’

Igarapé

Outras variações (quantas souber)

Terra

Terra boa

Terra ruim

Terra vermelha

Terra fértil

Terra plana

Terra elevada (monte)

Areia

Pedra

Outras variações (quantas souber)

Árvore

Árvore baixa

Árvore alta

Folha

Tronco

Casca

Fruto

Outras variações (quantas souber)

Mata

Mata fechada

Mata grande

Mata bonita

Mata fria

Mata molhada

Mata perigosa

Outras variações (quantas souber)

Animal

Anta

Macaco

Onça

Tamanduá

Cobra

Outras variações (quantas souber)

Cabeça

língua

Mão

Cabelo

Dedos (da mão)

Outras variações (quantas souber)

Pássaro (cite até 10 tipos)

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Peixe (cite até 10 tipos)

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Números

Fale os números abaixo.

2

7

5

12

15

31

Se for aplicável, fale também os números abaixo ao informante:

200

278

343

444

511

1000

2000

5000

Substantivos – Fale com seu o máximo de substantivos que puder, no máximo 200. Você citará termo por termos, apenas uma vez cada.


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2. Faça saudações, ao informante, projetando diferentes momentos e situações do dia.

Saudações de encontro

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Saudações familiares

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Saudações de chegada/partida/trabalho

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Outras saudações

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3. Observe e escolha a versão (apenas uma) que você pode expressar de forma clara na língua estudada para seu informante. Escolha a mais elaborada possível, dentro de seu nível lingüístico.

O menino foi para a roça.

O menino foi para a roça ajudar o pai.

O menino foi para a roça ajudar o pai no trabalho pois é tempo de plantar mandioca.

Algum tempo atrás um menino foi para a roça ajudar seu pai no trabalho. Seu pai plantava mandioca e havia muita fome na aldeia.

Algum tempo atrás um menino foi para a roça ajudar seu pai no trabalho. Ele foi com muito medo pois naqueles dias todos estavam com medo e tristeza pela morte de seus parentes. Seu pai plantava mandioca, porém estava cansado demais e pensou em desistir da roça. Havia fome na aldeia e muitos partiram para novos lugares.

4. Desenvolva uma conversa de 1 minuto cada, com o informante, dentro dos assuntos abaixo (um a um) citando também na conversa os elementos entre parênteses.

a) Sua família (saúde)

b) Seu trabalho (alimento)

c) Sua comunidade (alegria)

5. Descreva para o informante um dos cenários abaixo. Escolha o que mais se adéqua ao seu nível lingüístico do momento.

Há dias não tem chovido, o que faz a temperatura subir.

Não tem chovido há muitos dias, o que não é muito comum. Assim o ambiente está quente e seco.

Não tem chovido há muitos dias, o que é uma novidade para todos. O ambiente está quente e seco e em algumas noites tem feito um pouco de frio.

6. Você está em uma reunião e deve se apresentar publicamente dando o máximo de detalhes possíveis sobre você. Deve envolver nome, família, trabalho, idade, saúde, aonde mora, de onde vem e assim por diante.

7. Escolha a situação mais adequada a você.

Fale brevemente com seu informante sobre um fato que ocorreu na comunidade nestes dias.

Fale de forma mais elaborada (com detalhes) com seu informante sobre um fato que ocorreu na comunidade nestes dias.

Fale de forma mais elaborada (com detalhes) com seu informante sobre um fato que ocorreu na comunidade nestes dias, transmitindo ao fim sua idéia ou visão pessoal sobre o mesmo.

8. Fale (de 10 segundos a 5 minutos) a respeito do tema liberdade para seu informante.

9. Fale (de 10 segundos a 5 minutos) a respeito da morte com seu informante usando os seguintes elementos: dor, tristeza, funeral e enfermidade.

10. Fale (de 10 segundos a 5 minutos) a respeito do tema comércio com seu informante, descrevendo o comércio da região, de forma mais detalhada possível.

11. Discurse (de 3 a 10 minutos, se aplicável) a respeito da religiosidade fazendo uma comparação entre as crenças locais e a fé cristã.

12. Discurse (de 3 a 10 minutos, se aplicável) a respeito da criação expondo a diferença entre os mitos e criação da região e o conceito cristão.

13. Exponha (em 30 segundos para cada assunto) os temas a seguir:

a) perda

b) fé

c) companheirismo ou amizade

d) ansiedade

e) angústia

4ª Parte – Compreensão e interação

1. Ouça seu informante e traduza o que ele diz, para o Português, escrevendo a frente de cada palavra. Seu informante falará cada termo ou frase apenas uma vez e no ritmo normal da língua. Neste momento o seu consultor proverá os termos. Os abaixo são apenas minha sugestão. O consultor irá marcar, em frente a cada termo uma unidade se o estudante acertá-la ou menos uma se não houver compreensão ou a mesma for equivocada. O mesmo vale para as frases simples, elaboradas e complexas.

Termos gerais


- Homem

- Menino

- Rio

- Anta

- Palha

- Doença

- Velho

- Tristeza

- Tukano

- Suco de açaí

- Tambaqui (peixe)

- Beiju novo

- Farinha

- Chuva forte

- Canoa velha

- Árvore alta

- Carne de jabuti

- Jacaré

- Cabelo curto

Frases simples

- O rio é grande

- Eu fui pescar ontem

- Eu estou vindo da roça

- Muita ente ficou doente com malária

- Você gosta de peixe ? Que tipo ?

- Quando você vai viajar ?

- Quando você voltará ?

- Qual o nome de seu cunhado ?

- As nuvens estão muito escuras.

- A ponte está quebrada.

Frases elaboradas

- Ontem um menino afogou no rio e a mãe ficou chorando.

- Uma pessoa envenenou meu irmão e agora vou brigar com alguém.

- Meu pai se perdeu na mata (ou igapó) e todos foram procurá-lo.

- Minha amiga fez um cesto (ou aturá) e quer vendê-lo para seu irmão.

- Nossos inimigos vieram e queimaram nossa aldeia porque estávamos fora caçando.

- Seu marido foi caçar e matou um bicho preguiça.

Frases complexas

- Creio que a morte não é fim da vida mas apenas o começo de uma nova etapa.

- Tenho ficado ansioso e não consigo dormir bem, com sonhos inquietantes e um pouco de tristeza no dia seguinte.

- A liberdade é uma condição humana necessária para a felicidade e também crescimento do indivíduo e da comunidade.

- A desigualdade é um dos graves motivos de dispersão pois quando um homem se acha superior ao outro este sentimento provoca desunião e desconfiança.

2. Converse com seu informante sobre um dos assuntos abaixo. Cada bloco de conversação pode ter entre 30 segundos a 5 minutos.

- Clima (envolvendo chuva e temperatura) e trabalho (roça e pesca)

- Comunidade (envolvendo alguma atividade do momento, ou acontecimento).

3. Ouça e traduza as seguintes histórias. Neste quesito seu informante (combinado com seu consultor lingüístico) irá narrar duas histórias distintas de fatos que aconteceram com ele ou sua família. Cada história deverá ser narrada de forma fluente e rápida, sem interrupção, durante 1 minuto. Será narrada uma única vez por seu informante lingüístico.

Aqui o estudante, que ouve a narrativa, procurará três níveis de compreensão e fluência: compreender o assunto (nível básico); compreender o assunto e citar alguns detalhes da história (nível médio); compreender o assunto, citar detalhes da história e descrever toda a narrativa (nível alto).

História 1

Assunto:

Detalhes:

Narrativa:

História 2

Assunto:

Detalhes:

Narrativa:

Última atualização em Qui, 14 de Abril de 2011 17:29

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