Como posso melhorar a minha conversação em Hausa?

Como posso usar o método cronológico na evangelização ?
12/04/2011
O que define a plantação de igrejas, teólogica e biblicamente ?
19/04/2011

Como posso melhorar a minha conversação em Hausa?

PERGUNTA: Estudo o Hausa, tenho uma boa compreensão gramatical, escrevo e leio sem grandes problemas, e também ensino Hausa a outros. O problema é a conversação na qual não sou muito boa e não estou encontrando uma maneira de melhorar. (Anne S. – Nigéria)

RESPOSTA: David Eberhard – SIL

Prezada Anne S.,

Parabéns que você aprendeu ler e escrever o Hausa, e que você tem a segurança naquilo pra poder ensinar outros! Hausa é coisa linda!

Imagino que você já tem um tempo ali – mais de um ano? Agora a sua situação de fala é preocupante. Quando passamos um bom tempo em um lugar e não conseguimos falar bem a língua, é obvio que outra língua está no jogo.

Com certeza esse povo é multilíngüe e você esta se comunicando em outra língua com eles, provavelmente uma língua majoritária. Se isso for o caso, então o porquê de não ter sucesso no Hausa está explicado. Isso é uma tendência normal – de usar o código mais fácil quando for possível. E o código mais fácil é a língua que todos têm em comum. Então temos que avaliar a situação pra ver se realmente vai dar certo pra investir no aprendizado do Hausa. Se você tem um ano ou mais se comunicando com o povo em outra língua, vai ser muito difícil mudar esse hábito. E eles também vão achar muito esquisitos se você começar a mudar a língua que você fala com eles. Hábitos lingüísticos são coisas difíceis de mudar. Você poderia aprender Hausa, mas vai ser um desafio grande no meio de um ambiente multilíngüe, onde você já fala uma língua que o povo sabe.

Então acho que a primeira coisa seria você definir três coisas – a contexto lingüístico onde você está a sua motivação pra aprender o Hausa, e o seu contato com o povo.

Qual é o contexto lingüístico nesse local? Em termos de porcentagem, quantos falam Hausa, e quantos falam as línguas que você já conhece? Será que os novos também estão falando Hausa, ou é só coisa dos idosos? Será que a tendência dessa cultura é continuar falando Hausa, ou será que eles estão em uma transição pra outra língua? Tudo isso tem haver com as suas estratégias de aprendizado.

Quais são as motivações que você tem pra aprender Hausa? De onde vem essas motivações – são dos outros – requeridas pelo trabalho, ou são suas próprias motivações internas?

Qual é o seu contato diário com o povo Hausa? Você tem como participar da cultura de alguma forma? Tudo isso também tem um impacto na aquisição de línguas.Bom, essas são as primeiras perguntas. Se você poderia me responder sobre o contexto lingüístico, as suas motivações, e o nível de contato, acham que eu teria uma idéia melhor se eu poderia te ajudar ou não.

Que Deus te dê muita sabedoria não só em termos da língua, mas também em termos de relacionamentos com o povo.

Um abraço,

Davi Eberhard

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.