Como posso usar o método cronológico na evangelização ?

Quais os primeiros passos de pesquisa em um grupo indígena ?
12/04/2011
Como posso melhorar a minha conversação em Hausa?
12/04/2011

Como posso usar o método cronológico na evangelização ?

PERGUNTA:  Tenho interesse no uso do método cronológico de evangelização (e também para discipulado) entre dois grupos indígenas já mais aculturados no Amazonas. Que dica poderia me dar para eu conseguir e também aprender a utilizar bem este método? (A. F. – Brasil)

RESPOSTA: Carlos Carvalho – MNTB

Meu nome é Carlos Carvalho e trabalho a 27 anos com a Missão Novas Tribos do Brasil. No campo tribal trabalhei com o povo Zoé do Pará, e no treinamento de missionários por 10 anos. Atualmente sou consultor de campo nas áreas de Aquisição de Cultura e Língua para plantação de Igrejas. Recebi sua pergunta e é um prazer poder ajudá-lo.

Inicialmente pergunto se você já possui o material disponível para o Ensino Bíblico Cronológico que a MNTB disponibiliza. Se não, você pode enviar um e-mail para nosso departamento de literatura e eles lhe enviarão todas as informações necessárias.  –  transcultural@transcultural.info ou  visite o site…  www.transcultural.info

Se você já possui o LIVRO GRANDE (verde) e as FIGURAS CRONOLÓGICAS, então atente para a primeira parte do livro que é toda voltada para o professor, isto é, para instruí-lo em como se preparar para usar o método, para a preparação pessoal e das lições e para o ensino propriamente dito.

A seguir você terá cada lição já previamente montada de modo a que você tenha o conteúdo e as ênfases corretas em cada assunto.  O método cronológico de ensino, contudo, apesar de ótimo para a construção do entendimento da história e das verdades bíblicas, precisa, como qualquer método de ensino, ser usado na base de um ótimo nível de comunicação.

Como você pretende ensinar povos tribais, mesmo “aculturados”, você precisa entender que há uma imensa distância entre nós e eles no sentido de cosmovisão, crenças fundamentais e valores que criam uma barreira grande à comunicação. Por isso nossos missionários são submetidos a um intenso treinamento que duram anos e que mesmo assim carece de acompanhamento e de muita oração.

Meu conselho é que você procure algum curso que possa te capacitar ao menos minimamente para esta realidade de ministério e que procure se filiar a uma agência que possa te dar apoio.

De qualquer forma, fico à sua disposição para qualquer esclarecimento que ainda precise.  Muito obrigado por sua visita ao nosso site e que Deus te abençoe ricamente.

No Senhor da seara,

Carlos Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.